O programa marinho criado em 2014 tem recolhido, ao longo dos anos, informações cruciais sobre as espécies e habitats marinhos da ilha, que têm sido usadas para criar melhores medidas de gestão e conservação das espécies e recursos naturais, estudos de impacto ambiental e planos de ação. Como exemplos, a FMB foi a primeira instituição na ilha a fazer um estudo sobre a pesca do búzio que mostrou estar sobre-explorado e é também a única ONG que faz monitorização marinha regular ao longo do ano.
OPORTUNIDADE DE TRABALHO
A FMB está a recrutar um assistente de coordenação que estará integrado na equipa do programa marinho e de pesca sustentável. O assistente de coordenação será responsável por organizar e administrar as bases de dados das diferentes atividades de monitorização marinha, incluindo censos visuais subaquáticos de peixes recifais e comunidade bentónica, vídeos subaquáticos remotos (BRUVs), desembarque de pesca, pesca experimental, monitorização de elasmobrânquios com drones, monitorização da colônia de pedreiro-azul e programa Guardiões do Mar. Para além de auxiliar na introdução e gestão dos dados, o assistente também auxiliará em atividades de sensibilização e capacitação com parceiros locais e na produção de materiais educativos e de divulgação em redes sociais.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Coordenar as atividades realizadas pelos técnicos marinhos, segundo o Plano de Ação, quando a Coordenadora do programa estiver ausente;
- Verificar a qualidade dos dados coletados e introduzidos nas bases de dados pelos técnicos;
- Gerir as bases de dados e realizar análises exploratórias dos indicadores ecológicos e sociais conforme solicitado pela coordenadora.
- Auxiliar na elaboração de relatórios técnicos.
- Auxiliar na organização de formações e workshops entre parceiros nacionais e internacionais.
- Colaborar na criação de conteúdos de educação e comunicação do programa marinho para o website, facebook, jornal e outros meios de comunicação da FMB, incluindo a divulgação em meios de comunicação local, nacional e internacional, como rádio, televisão e jornais.
- Licenciatura em Biologia ou áreas afins (ciências ambientais);
- Nacionalidade cabo-verdiana;
- Experiência comprovada com gestão e análise de dados no Excel;
- Conhecimento básico de inglês (escrita e leitura, principalmente);
- Ter experiência prévia com trabalho de campo;
- Ter conhecimento avançado de Windows Office e Outlook;
- Ser responsável e comprometido com o trabalho;
- Saber trabalhar em equipa;
- Saber representar a FMB como profissional na comunidade e manter boas relações com parceiros e pessoas locais
- Saber nadar e ter preparo físico para atividades embarcadas e no mar;
- Certificado de curso de mergulho autônomo;
- Design de materiais de divulgação no Canva;
- Carta de condução;
- Ter interesse em aprender mais;
- Ter espírito de equipa e demonstrar iniciativa, motivação e tolerância
40000 cve/mês líquido, dependendo da experiência do candidato, além do arrendamento de residência até 15000 cve para pessoas de outras ilhas e passagens de barco uma vez ao ano para retornar a casa.
PROCESSO DE CANDIDATURA
Os interessados devem enviar os documentos abaixo em PDF para thais.macedo@fmb-maio.org , raquel.amador@fmbmaio.org , rocio.moreno@fmb-maio.org , janete.agues@fmb-maio.org , com o assunto do email sendo “Candidatura Assistente Coordenação PM”.
- Uma carta de motivação;
- Duas cartas de referência;
- Histórico escolar que comprove a conclusão do curso superior;
- Curriculum Vitae (CV)
Data limite de candidatura: 20 de março de 2023