O Assistente de Campo tem como responsabilidade proteger as tartarugas marinhas, os seus ninhos e as praias de desova, assim como participar nas actividades de proteção das tartarugas marinhas e actividades de sensibilização das comunidades. Além disso, o projeto busca pessoal que defende as tartarugas marinhas em todas as situações quotidianas.
O que é preciso para ser um Assistente de Campo?
A posição para Assistente de Campo está aberta a candidatos com comprometimento na conservação e um particular interesse em trabalhar com tartarugas marinhas. Você ganhará uma valiosa experiência em trabalhos de campos:
- Identificação de rastros;
- Recolha de dados biométricos;
- Marcação e identificação de fêmeas previamente marcadas;
- Relocação e escavação de ninhos.
No início da temporada o projeto capacita os assistentes com uma formação teórica e prática no trabalho de campo. Além disso, esta posição dá a possibilidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente ao longo da temporada através de formação contínua em diferentes técnicas de conservação e conforme o seu interesse e motivação. Após um período de provação estará sujeito a um teste escrito e prático para provar o nível de conhecimento ganho durante o treinamento. Após o seu treinamento será requerido a liderar patrulhas e supervisionar voluntários.
Condições de trabalho
- A semana de trabalho é de 6 noites de patrulha seguido de 1 dia de folga.
- Os Assistentes de Campo que não são da Ilha do Sal, têm a possibilidade de ficar no acampamento principal em Costa da Fragata com o resto de membros da equipa de Projeto Biodiversidade. No acampamento a convivência com outras pessoas de diferentes nacionalidades tem muita importância. Esperamos de todo o pessoal do acampamento participar em todas as atividades organizadas durante a temporada.
- Se ficar no acampamento, durante parte da tarde tem trabalhos diversos relacionados com a manutenção do acampamento e/ou com as atividades de conservação e de sensibilização.
- Possíveis estadias em acampamentos alternativos em diferentes praias, com patrulhas noturnas e partilhando todo o tempo com os mesmos companheiros e outros participantes (grupos comunitários e voluntários). As condições nos acampamentos alternativos são mais básicas, mas água potável e alimentação são facilitadas pelo projeto.
Requerimentos
- Desejo em trabalhar na conservação;
- Ter experiência prévias com tartarugas no Projeto Biodiversidade ou outros grupos parecidos;
- Ter mais de 18 anos;
- Bom nível físico;
- Ter flexibilidade nos horários;
- Ter capacidade de trabalhar independentemente e ter iniciativas;
- Adaptabilidade em ambientes multiculturais;
- Boa atenção para os detalhes;
- Ter habilidades diplomáticas.
- Requerimentos desejados
- Ter licenciatura em Ciências Biológicas ou áreas afins ou estar estudando neste momento;
- Falar a língua inglesa ou outra língua estrangeira;
- Ter experiência em acampamentos de longa duração ou trabalhos de campos;
- Ter habilidades ou experiências em mecânica, carpintaria, desenhos ou pinturas;
- Ter experiências em trabalho com turistas.
- O salário mensal vai a ser de 31.875 ECV líquido com contrato de trabalho e seguro.
A finalização das patrulhas vai depender da temporada de desova das tartarugas marinhas e do interesse mostrado por cada funcionário. A formação terá início aproximadamente na segunda ou terceira semana de Junho com duração prevista inferior a uma semana. Os candidatos selecionados serão notificados com antecedência.
Como candidatar:
Preencher a Ficha de Inscrição e enviar por e-mail juntamente ao endereço: seaturtles@projectbiodiversity.org
Pode encontrar a Ficha de Inscrição no site (www.projectbiodiversity.org/job-opportunities), pedir no e-mail ou recolher nos seguintes locais:
Escritório de Projeto Biodiversidade:
Mercado Municipal de Santa Maria, segundo andar.
Delegação do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura, em Espargos.
As candidaturas também podem ser entregues no escritório de Projeto Biodiversidade, no Mercado Municipal de Santa Maria ou na Delegação do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura, em Espargos.
Data-Limite para apresentar candidaturas: a aplicação estará aberta até o dia 30 de Abril.
Delegação do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura, em Espargos.
As candidaturas também podem ser entregues no escritório de Projeto Biodiversidade, no Mercado Municipal de Santa Maria ou na Delegação do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura, em Espargos.
Data-Limite para apresentar candidaturas: a aplicação estará aberta até o dia 30 de Abril.