Olá! Me chamo Isaías Cardoso , natural da ilha do Fogo, e essa história é contada na primeira pessoa, pelo fato de VAGAS CABO VERDE não ser uma empresa, foi criada como um hobby e hoje é um serviço de divulgação de vagas de emprego. E, é gerenciada pela minha Agência IC Digital.
O começo
Eu regressei do Brasil, onde me formei em Administração de empresas, no ano de 2014. Mais precisamente, no mês de janeiro de 2014. Fiquei uns dias na cidade da Praia com meus irmãos e depois rumei para a ilha do Fogo, minha terra natal.
No Fogo, passei três meses com a família e, pelo fato de estudar fora do país, precisava fazer a equivalência de meu curso; então, eu precisava retornar à capital do país.
Nesses três meses em casa com a família, eu costumava sair e conversar com algumas pessoas sobre o mercado de trabalho.
Um dia desses encontrei com um ex professor meu do liceu que me disse que se eu tinha voltado do curso apenas com uma licenciatura, eu deveria fazer as malas, novamente, retornar ao Brasil, fazer um mestrado e só depois regressar para Cabo Verde. Ele queria me dizer que apenas um curso de licenciatura não era muita bagagem para "arrumar" um emprego no país.
O que o meu professor não sabia é que eu tinha passado seis anos no Brasil para fazer um curso de quatro anos, por dificuldades financeiras.
Fazer um mestrado era uma outra questão que não estava em minha mente no momento, porque eu já estava cansada de tanto passa mal, que eu queria só um pouco de paz, longe de salas de aula e livros. O mestrado? Algum dia se eu quiser, pensava.
A procura de emprego
Voltei para a Praia no mês de Abril de 2014, fiz a equivalência de meu curso e comecei a procurar vagas de emprego.
Esse período de pesquisa do mercado de trabalho mudou toda a ideia que eu tinha em mente sobre oportunidades de trabalho em Cabo Verde. Diferente do que pensei depois de terminar o curso, eu percebi que a luta seria grande para conseguir uma oportunidade de emprego. No entanto, sendo a luta de todo recém formado, vesti a camisa e saí por aí a entregar o currículo em todo canto, na esperança de alguma empresa me ligar para uma entrevista de emprego. O que não aconteceu por 2 anos.
Na época, lembro que tinha um telemóvel que um amigo me deu de presente e, sem dinheiro para colocar saldo e ativar pacotes de Internet, eu ia de três a quatro vezes por semana à Praça do Platô acessar a Internet do Konecta e pesquisar vagas de emprego. E quase sempre eu ia a pé.
O único site que existia na época e divulgava vagas de emprego era o CTCV - Concursos e Turismo Cabo Verde. Site que veio a sair do ar em 2014. Segundo disseram em sua página no Facebook "alguém copiou a ideia deles".
Na mesma época, conheci um grupo no Facebook, que existe até hoje, o grupo Procuro/Ofereço emprego, que também divulgava vagas. No entanto, como as publicações eram moderadas, às vezes quando os administradores liberavam as publicações, as datas limites de candidaturas já tinham passado. E, como eu passa um bom tempo na Internet, me disponibilizei para ajudar a moderar as publicações.
Depois de algum tempo, inconformado com a forma como o grupo era moderado pelos outros administradores, fiz uma publicação no grupo sobre a situação e saí do cargo de administrador. Posteriormente o dono do grupo até me acusou de sujar a água onde bebi e ter aproveitado da popularidade do grupo para divulgar o primeiro grupo que criei para divulgar vagas de emprego, o grupo Emprego & Negócios CV, em Setembro de 2014, mas a história não foi bem assim.
A inconformidade com a forma como o referido site e este grupo moderavam seus projetos de busca de emprego no país, me levou a criar o meu próprio projeto e fazer este trabalho - eu já fazia isso no Brasil, tinha um projeto chamado VAGAS BAHIA (o grupo no Facebook existe até hoje), onde divulgava vagas de emprego no Estado da Bahia. Então, criei o grupo Emprego & Negócios CV e uma página no Facebook.
E, como crio sites e blogs desde 2009, criei, também, um blog em um subdomínio do domínio de um projeto que eu tinha, para divulgar vagas de emprego. Eu não criei uma empresa, não registrei um domínio nem uma marca, era apenas um blog onde pudesse divulgar os anúncios de vagas de emprego.
Controvéria
Em 2015 ou 2016, não me lembro bem, foi lançado uma outra plataforma de emprego em Cabo Verde, e fui acusado de copiar o nome da empresa pelo fato de usar na logo do meu blog a frase "empregos CV", que era o nome da empresa deles.
Abrindo parênteses, eu não sei se você sabe, mas na Internet trabalhamos um aspeto em criação de sites para motores de busca, chamado de SEO - Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca).
No que consiste? Você programa seu site para que os buscadores como o Google, Bing, Yahoo Search, entre outros, o encontrem e o indexam para que quando alguém entrar no Google e fizer uma pesquisa sobre o assunto de seu site o site apareça nos resultados de busca.
E, existem empresas que pagam milhões para se posicionarem na primeira página dos buscadores. E eu fiz isso, para dizer aos motores de busca que tenho um site de divulgação de vagas de emprego em Cabo Verde e os termos que eu precisava usar, por ser um site de emprego, eram "empregos cv, empregos cabo verde, vagas de emprego, vagas cv", etc. Palavras-chave que tinham a ver com o nicho do site.
E isso não tinha nenhuma relação com o nome de algum projeto, plataforma ou negócio que alguém tenha criado.
Alguém deve ter conhecido o meu site e página no Facebook e viu o mesmo nome do projeto (empresa) deles no título e logo e, automaticamente, começaram uma enxurrada de publicações na minha página do Facebook, alegando que copiei a ideia e o nome do projeto deles - cheguei até a pensar que tinha sido o contrário, só que como eu não criei uma empresa, eu não pretendia entrar nessa briga, porque nem dinheiro para pagar autocarro e ir à praça do Platô para acessar Internet eu tinha, muito menos para pagar um advogado.
Para que essa conversa não prolongasse muito, o que fiz? Um dia, de 1:00 às 06:00 da manhã eu criei um novo site, com um novo domínio, mudei o nome do grupo (apenas a URL não poderia ser alterada porque o Facebook não permitia que grupos com mais de 1.000 membros fizessem essa alteração - continua ainda como facebook.com/groups/empregoenegocioscv para provar, mudei o nome da página e assim nasceu VAGAS CABO VERDE.
Se eu copiei a ideia deles, eles copiaram de quem? Do CTCV (que já existia em Cabo Verde), do Emprego & Negócios CV (que eu criei em 2014), do Linkedin ou do Google Emprego? Porque plataformas de emprego existem há décadas e qualquer um pode criar um novo, se assim definir em seus projetos de vida, e ponto final.
Até outubro de 2023 eu não cobrava as empresas para divulgar os anúncios de vagas de emprego, não cobro para ninguém acessar meu site e candidatar a uma vaga de emprego, então, qual seria a minha intenção em copiar ideias de projetos de outros se posso criar o meu com um nome distinto e tocar a ideia!?
Mudanças
Vagas Cabo Verde, hoje, é gerenciada pela Agência IC DIGITAL e nossos serviços não são mais gratuitos, como informamos neste comunicado, em 2023. A ideia de divulgar anúncios de vagas de emprego, gratuitamente, funcionava perfeitamente, porque eu pequisava os anúncios, divulgava os anúncios que queria, quando eu queria e sem parcerias com nenhuma empresa. Após as empresas começarem a me procurar para divulgar seus anúncios de emprego tive que mudar a proposta, porque é um trabalho que toma muito o meu tempo.
E, outrossim, já não se fazem mais publicidade na Internet de graça - hoje temos uma comunidade grande por causa de um trabalho que fizemos ao longo de vários anos e não está disponível para as empresas, simplesmente, entrarem e publicarem seus anúncios gratuitamente. Agora só faço este trabalho com parceria.
Resultados
Vagas Cabo Verde está no ar desde 2014, apesar de ser com outro nome, mas a plataforma é a mesma, bem como o grupo e página.
Hoje temos uma comunidade com mais de 100.000 membros no grupo e página no Facebook, crescendo a cada dia. E faço questão de ajudar a todos com informações sobre as vagas, escrevo artigos para ajudar a candidatar às vagas, etc.
Conclusão
Se estás procurando vagas de emprego em Cabo Verde, fica a referência - participe do nosso Grupo e siga nossa Página no Facebook.
Se é uma empresa ou recrutador e pretende divulgar anúncios de vagas de emprego conosco, contate-nos através do e-mail vagascaboverde@gmail.com ou pelo WhatsApp.